sábado, 30 de janeiro de 2016

ENTRETENIMENTO/ DICAS D FILMES

Publicado em 14 de jul de 2015
Em Nova York, durante uma investigação Lincoln Rhyme (Denzel Washington), um conceituado policial, sofre um acidente quando uma viga cai sobre ele, deixando-o tetraplégico. Após quatro anos em uma cama, onde é vítima de ataques que podem transformá-lo em um vegetal, Rhyme se concentra na idéia de suicídio mas como é difícil para ele se matar tenta convencer aos que estão em sua volta em ajudá-lo na eutanásia, que chama de transição final. Mas repentinamente tudo muda quando um serial killer comete crime violentos e fica claro que o criminoso quer dizer alguma coisa. Em virtude de ser respeitado por seus colegas um laboratório, os meios modernos de investigação são levados para sua casa, mas o mais importante é a presença de Amelia Donaghy (Angelina Jolie), uma policial de rua que Rhyme considera ser a pessoa perfeita para investigar. Mas Howard Cheney (Michael Rooker), o chefe de polícia, é um monumento à incompetência que só sabe criar entraves, apesar de mais crimes estarem acontecendo.

ENTRETENIMENTO / DICAS DE FILMES

Publicado em 18 de jul de 2014
Interior do Ceará, década de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem até então desconhecido. Porém, o televisor afastou as pessoas dos cinemas. É aí que Francisgleydisson entra em ação. Ele é o proprietário do Cine Holliúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento.

ENTRETENIMENTO/ DICAS DE FILMES

https://www.youtube.com/watch?v=jBvq7V61gwk

Publicado em 2 de set de 2015
SINOPSE: Behmen (Nicolas Cage) é um cavaleiro que, depois de vários anos lutando nas Cruzadas, perdeu algumas batalhas, muitos amigos e até a fé. De volta à sua terra natal, ele encontra uma Europa devastada pela fome e a peste negra. Neste cenário de destruição ele se une a um grupo de guerreiros encarregados de levar uma garota, suspeita de ser bruxa, para um monastério distante. Não leva muito tempo até que o grupo perceber que a jovem possui forças sobrenaturais, e que eles estão prestes a enfrentar um mal além da nossa compreensão.

HUMOR / RISADA DO DIA

Projeto quer que Papa transforme Lula em santo

 
Proposta prevê que Lula seja canonizado pelo Papa
                Um projeto de lei, debatido entre parlamentares, que quer criar um novo santo brasileiro: São Luiz Inácio da Silva, Protetor das Coisas Escondidas.
                O autor do projeto, da bancada governista, em pronunciamento emocionado, afirmou que o projeto vem atender aos mais altos anseios espirituais da nação, e vem de encontro ao clamor religioso do povo brasileiro: “Nossa ações, atitudes e esforços, de legítimos representantes eleitos democrática e honestamente pelo voto, é apenas no sentido de dar ao povo brasileiro o que ele merece por nos eleger e acreditar em nossas promessas. E é o povo brasileiro que quer ver São Luiz Inácio da Silva canonizado, transformado em santo popular. O santo protetor das coisas escondidas”.
                 Já outro parlamentar, este mais sério e comprometido com seu mandato, afirmou que o projeto é um absurdo tão grande que nem merecia ser comentado. No entanto reiterou que: “Num país onde o povo elege Tiririca, vende voto, fura fila, e uma grande parcela da população só pensa em levar vantagem pessoal o tempo todo, é melhor ouvir uma besteira dessas do que não ter orelha”.   
                Outros parlamentares de oposição também falaram contra o projeto. Um deles afirmou que isso é mais um absurdo para humilhar os brasileiros. “Como no Brasil todo nome grande acaba virando apelido, este São Luiz Inácio vai virar São Lula mesmo. Querem transformar Lula em santo: São Lula, Protetor dos que Mentem e Enganam a Nação. Isso é mais uma humilhação a que estão sujeitando os brasileiros”.
                Outro opositor ao projeto destacou que ninguém pode ser canonizado em vida, e Lula está muito vivo: “O Lula é muito vivo, vivo até demais, então não pode virar santo mesmo”.
                Já em defesa da ideia outro governista falou que: “Se pode ser dado habeas corpus preventivo para cidadãos honestos que vão ser injustamente acusados de corrupção, fraudes roubos à nação e ao povo, então também o vaticano pode conceder canonização preventiva.” E concluiu afirmando que: “Com jeitinho nós vamos convencer o Papa. Vamos provar pra ele que é a maioria do povo brasileiro já vê Lula como um santo. E que tudo que falam contra ele nada mais é do que intriga dessa oposição invejosa e da imprensa marrom. O Papa é um homem de boa fé e vai acreditar em nós. Afinal, se o povo brasileiro acreditou porque ele não vai acreditar?”.

                Uma jovem senhora, que assistiu à sessão, comentou na saída que este projeto só pode ser coisa do Diabo: “Isso é coisa do Demo. Uma ideia destas só pode mesmo ser coisa do Demo”. Comentou a jovem senhora.    

NOTICIAS/GERAIS

Câmara de Rio Piracicaba tem novo presidente

             
Vereador Luiz Sergio e vereador Tyrone Arcanjo
  
                Em reunião extraordinária realizada no ultimo dia 25 de janeiro, segunda feira, o presidente da Câmara Municipal de Rio Piracicaba até então em exercício, vereador Luiz Sergio de Oliveira (PP), anunciou estar renunciando à presidência da casa. Na mesma reunião foi empossado como novo presidente o vereador Tyrone Arcanjo (PP), que exerceu o cargo no primeiro mandato desta legislatura e era o atual vice- presidente. Tyrone está em seu primeiros mandato como vereador e assume pela segunda vez a presidência da câmara de Rio Piracicaba. 
 Aumento salarial de funcionalismo e protestos

Funcionários públicos participaram estiveram presentes à reunião
Na mesma reunião também foi votado projeto de lei para aumento salarial dos funcionários públicos. O aumento em torno de 7,% recebeu fortes criticas do vereador Tatá do Caxambú. E na ocasião manifestou-se também criticando o projeto, entre outras pessoas presente à reunião e que também teceram criticas, a presidente do sindicato dos trabalhadores da Prefeitura (SINTRAP), a servidora publica municipal Regina Gomide.

                 O aumento fica abaixo do nível dado pelo governo ao salario mínimo e segundo o projeto deverá ser complementado com abono para trabalhadores que estejam com patamar salarial abaixo do índice mínimo.

Vistas parciais da cidade de Rio Piracicaba

NOTICIAS/GERAIS

Padre Ricardo Caricati assume Paroquia de Rio Piracicaba

 
A Igreja Matriz de Rio Piracicaba ficou totalmente lotada durante a missa se posse de Padre Ricardo Caricati

                Padre Ricardo Caricati assumiu no ultimo domingo, dia 24, a Paroquia de São Miguel, de Rio Piracicaba.
                A missa de posse foi celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Marco Aurélio, e participaram fieis de toda a região.  Vindo caravanas de ônibus de varias cidades vizinha a Rio Piracicaba.
                Padre Ricardo anteriormente estava responsável pela Matriz de São José Operário, em João Monlevade. A recepção em Rio Piracicaba foi cercada de muita emoção e alegria pelos rio-piracicabenses. 
                Ordenado em 29 de maio de 2011,  o trabalho sacerdotal de Padre Ricardo é muito bem vistos pelos fiéis católicos, o que o torna um padre muito querido e suas missas em geral atraem multidões.




sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

NOTICIAS/GERAIS

JOÃO MONLEVADE-Câmara e Secretaria de Saúde se unem
no combate ao Aedes aegypti

A reunião foi realizada na Câmara Municipal
A Câmara Municipal de João Monlevade e a Secretaria Municipal de Saúde serão parceiras nas ações realizadas pelo município para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. O assunto foi discutido em reunião realizada nessa quarta-feira, 27, na sede do Legislativo.
Na ocasião, o presidente da Casa, Djalma Bastos (PSD), disse que o mosquito tem se multiplicado cada vez mais nas áreas urbanas, o que é preocupante. “80% dos focos encontrados aqui em Monlevade estão nas residências. Esse trabalho junto à Secretaria de Saúde vem para conscientizar a população de que a melhor forma de acabar com o mosquito é não deixar que ele nasça. Por isso, a necessidade e a importância da prevenção”, declarou.
O encontro contou com a presença dos vereadores Carlos Gomes (PSB), Guilherme Nasser (PSDB) e Leles Pontes (PRB), membros da Mesa Diretora; da secretária municipal de Saúde, Andréa Peixoto; da coordenadora de Vigilância em Saúde (Visa), Lucimara Guerra e Silva; de membros da Comissão do projeto Broto da Vida e de representantes da imprensa.
Djalma ressaltou que o objetivo maior é integrar a imprensa nesse trabalho. “Nosso relacionamento com a imprensa de Monlevade vai muito além da questão institucional. Ela noticia o trabalho desenvolvido pela Câmara de forma isenta e sempre está nos apoiando. E, mais do que nunca, precisamos que essa parceria seja fortalecida para que possamos atingir o maior número de pessoas sobre os perigos causados pelo Aedes aegypti”, explicou. As ações de conscientização e de combate ao mosquito serão desenvolvidas pela Câmara por meio do projeto Broto da Vida.
Para a secretária de saúde, Andréa Peixoto, a preocupação maior é combater o Aedes aegypti. “Antes, nos preocupávamos em combater a dengue. Hoje, nossa prioridade é com relação ao mosquito já que, além da dengue, ele é responsável por transmitir o zika vírus e a febre chikungunya e também a febre amarela. Por isso, essa parceira com a Câmara e com a imprensa será de grande importância para que possamos realmente conscientizar a população sobre os riscos causados pelo Aedes aegypti”, destacou.
Em 2013, a Secretaria de Saúde e a Vigilância em Saúde foram parceiras da Câmara no projeto “Dengue: essa luta não pode parar”. Na oportunidade, foram desenvolvidas atividades junto aos estudantes do 1º ao 5º ano de escolas públicas e particulares com o objetivo de alertá-los sobre os perigos da dengue e a importância de se eliminar os focos do mosquito.

Ações de combate ao Aedes aegypti

As ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chinkungunya vão contar com o trabalho de 46 agentes comunitários e de endemias. Atualmente, a Visa conta com 16 agentes que já estão atuando de forma intensa junto à população por meio de visitas técnicas, principalmente às residências. Outros 10 agentes serão contratados por meio de processo seletivo que já está em andamento e outros 20 serão disponibilizados pela Câmara através do Broto da Vida. Eles receberão treinamento adequado pela Secretaria de Saúde.
Os agentes irão visitar as residências com o intuito de verificar possíveis criadouros do Aedes aegypti e eliminar os focos do mosquito. Segundo a coordenadora da Visa, Lucimara Guerra e Silva, o objetivo maior é instruir as pessoas sobre a importância de se combater possíveis focos do mosquito diariamente. “Antes, o mosquito só se reproduzia em água limpa e parada. Hoje, ele se reproduz até mesmo em água suja. Isso nos mostra o quanto ele se tornou forte e perigoso”, salientou.
O vereador Guilherme Nasser disse que a iniciativa é de grande relevância e destacou que o mais importante é a prevenção. “O primordial é conscientizar a população de que ela é quem deve realmente agir de forma eficaz para combater o mosquito. Se cada um fizer a sua parte conseguiremos ótimos resultados”, afirmou. Guilherme lembrou que o município deve investir em fiscalização para punir aqueles que não acondicionam o lixo de forma adequada.
Para o vereador Carlos Gomes, a iniciativa também deve contemplar as escolas do município. “Precisamos investir no trabalho educacional orientando os professores sobre como abordar o assunto em sala de aula. É por meio da educação que as coisas acontecem”, destacou. A mesma ponderação foi feita pelo vereador Leles Pontes. Para ele, envolver a educação nessa iniciativa é de total importância.

Casos em Monlevade

De acordo com Andréa Peixoto, Monlevade conta hoje com 20 casos suspeitos de dengue. Não há registros de zika vírus e de febre chikungunya no município. Em 2015, Monlevade registrou 50 casos de dengue.
Já em Minas Gerais, foram confirmados dois casos de zika e outros 80 foram notificados. Os mesmos ainda aguardam resultado de exame para comprovação.

NOTICIAS/GERAIS

Novo deslocamento de lama assusta funcionários da Samarco em Mariana

Os funcionários tiveram que sair às pressas.
Deslocamento aconteceu na barragem que se rompeu em novembro.
Funcionários da mineradora Samarco, em Mariana, interior de Minas Gerais, tiveram que sair às pressas, por causa de um deslocamento de rejeitos de minério, na quarta-feira (27). A lama foi da mesma barragem que se rompeu, em novembro, para outra, no mesmo complexo.
Cerca de um milhão de metros cúbicos de lama se deslocaram da barragem de Fundão, que tinha 20 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Os números são do Ibama. Fotos feitas pelos bombeiros mostram a área depois da movimentação de rejeito de minério A Samarco confirmou que houve o deslocamento e informou que o material ficou entre as represas de Fundão e Santarém, dentro do complexo de Germano. Como prevê o plano de emergência, o alerta amarelo foi emitido e todos os 450 funcionários que estavam por lá tiveram que sair.
“Se deslocou da barragem de Fundão e permaneceu na barragem de Santarém. Não foi um pequeno movimento não, houve um movimento expressivo de material que se deslocou e o motivo de maior preocupação do Ministério Público são as estruturas remanescentes que ainda permanecem”, explica Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor de Justiça.
Em novembro, uma ação exigiu que a Samarco apresentasse um plano de atuação em caso de novos rompimentos, mas, segundo o Ministério Público, o prazo não foi cumprido e o plano apresentado de forma incompleta.
“A empresa deveria ter apresentado tanto o dam break, que é uma projeção dos cenários em caso do rompimento de algumas dessas barragens ou das estruturas remanescentes, e apresentar as medidas mitigadoras remanescentes iniciais. Foi apresentado apenas um dam break preliminar e não essas medidas mitigadoras que seriam o plano de ação de emergência”, afirma Daniel Oliveira de Ornelas, promotor de Meio Ambiente.

A multa de R$ 1 milhão por dia ainda não foi cobrada pela Justiça. Moradores de Bento Rodrigues, o distrito de Mariana mais atingido pela lama, participaram de uma reunião com representantes da Samarco, promotores e deputados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Eles não querem que o processo seja transferido da Justiça Estadual, em Mariana para a Justiça Federal.  
(Fonte: noticias)

NOTICIAS/GERAIS

Chuvas continuam trazendo riscos de deslizamentos de terra.

Um dos lados da subida para o hospital ficou interditado devido ao deslizamento de terra.Adicionar legenda

Funcionários da prefeitura limparam o local.
O período de chuvas continua trazendo riscos de desmoronamentos e deslizamentos de terra em toda a região. Ainda é preciso manter a atenção para este fato, e continuam os alertas em todas as cidades do médio Piracicaba, em caso de deslizamento acionar imediatamente a Defesa Civil.  
                Em Rio Piracicaba no inicio de janeiro um pequeno deslizamento na subida para o hospital interditou um das vias de acesso e ainda deixou a cidade sem energia por doze horas, uma vez que uma arvore atingiu a rede elétrica.
                Ainda em Rio Piracicaba árvores na mata ciliar ao lado da avenida de acesso ao bairro Samitri apresentam risco de caírem. Caso isso aconteça pode até gerar acidentes graves e com risco até de vitimas humanas, uma vez que o local é de grande transito de veículos e pessoas. 
Arvores ameaçam cair...

Risco de grave acidente por causa as arvores que ameaçam cair no local.

INFORMAÇÃO/CURIOSIDADE

O que é tromba d’água

            No sentido popular, tromba d’água indica uma chuvarada forte e restrita a uma determinada região. Mas, para os cientistas, essa definição é errada. “Na verdade, tromba d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida, captura umidade e vai andando rumo ao continente", afirma o meteorologista Marcelo Seluchi, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP). A maioria das trombas d’água surge a partir de nuvens de tempestade em cima do mar, mas o fenômeno também aparece nos caudalosos rios amazônicos e nos Grandes Lagos da América do Norte. "No Brasil, as trombas d’água não são muito comuns. No mundo, elas aparecem com frequência no litoral da Flórida, nos Estados Unidos, onde as condições climáticas favorecem a formação de tornados oceânicos durante o ano todo", diz outro meteorologista, Wando Celso Maugeri Amorim, da Universidade de São Paulo (USP).
            Apesar da aparência assustadora, o turbilhão úmido geralmente não causa grande destruição. Em comparação com os tornados formados no continente, cujas rajadas ultrapassam 200 km/h, as trombas d’água são mais amenas, pois seus sopros chegam no máximo a 80 km/h. Isso acontece porque a formação da espiral de ventos depende do aquecimento da superfície. "Como o mar se aquece muito menos que a terra firme, as correntes de ar quente que ajudam a formar os tornados oceânicos são bem menos intensas", diz a meteorologista Maria Assunção da Silva Dias, também da USP. O grande problema é quando aparecem várias trombas d’água na mesma região ou quando uma área é afetada pela espiral e também pelas chuvas torrenciais da nuvem que a originou. Aí, sim, podem ocorrer enchentes destruidoras.

Portanto a possibilidade de uma tromba d’água de grandes proporções cair em regiões onde não há grandes lagos, mar ou rios muito caudalosos, é pequena.

HUMOR

Violência doméstica

Mulher espanca marido por causa de xampu

"Comigo é assim, sou da lei Maria da Lenha, eu bato mesmo."
A dona de casa Maria dos Anjos Vinda surrou violentamente seu marido, José Inocêncio da Prudência, por causa de um xampu. O caso foi parar na chefatura de policia porque o homem foi internado com ferimentos graves.
Segundo a dona de casa, a discussão, que culminou com a agressão, começou quando o marido chegou depois do trabalho. Ele trazia alguns itens que ela havia encomendado.  “Ele trouxe tudo que eu mandei e até uns agradinhos a mais. Fiquei nervosa porque ele falou que tinha uma promoção de xampu no supermercado. Perguntei por que não tinha comprado, ele disse que eu não pus xampu na lista. Então eu dei uns tapas nele, só pra ele aprender a ter um mínimo de iniciativa. Aí ele falou que já tava acostumado e nem ligava mais pra apanhar.Então eu perdi a cabeça. Reconheço que dessa vez exagerei um pouquinho. Mas comigo é assim, eu sou da lei Maria da Lenha, e dentro do meu direito eu bato mesmo.”
            De acordo com o boletim médico o homem teve um olho roxo, hematomas nas costas e pernas, além de dois dentes e três costelas quebradas, com suspeita de perfuração do pulmão por um dos ossos quebrados.
            A autoridade policial, que atendeu o caso, informou que a mulher será enquadrada no artigo 15 do Código Penal Matrimonial (rigor excessivo na utilização da Lei Maria da Lenha). A pena para estes casos pode chegar a, no máximo, seis semanas de trabalhos voluntários, ou pagamento de cestas básicas. Já  Inocêncio deverá permanecer internado por no mínimo três meses, mas segundo os médicos provavelmente não ficara com seqüelas graves. 

Nota da redação: Lei Maria da Lenha

Criada em janeiro de 2001 e posta em vigor na mesma data, a lei resumidamente diz o seguinte: “A partir dessa data, com o inicio dessa nova era que é o marco final do domínio masculino e surgimento da dominação feminina em todos os setores sociais e em todos os cantos do mundo, passa a mulher em regime de união estável com um homem, a ter direito de usar de força e violência moderada com o mesmo sempre que entender ser essa atitude necessária”.

Politica/ Reunião na Câmara Municipal discute problemas de segurança publica em Catas Altas

            A pedido do vereador Fernando Guimarães, a Câmara Municipal de Catas Altas realizou, no dia 14 de janeiro, uma reunião extraordinária no dia 14 de janeiro para discutir formas de solucionar os graves problemas de segurança do município que vem ocorrendo no município. Estiveram presentes os vereadores Fernando Guimarães, Simone Aparecida Patrícia de Freitas, David do Rosário, Anízio Nazareno e Weberty Arlindo. Também presentes prefeito Saulo Morais, empresários e representantes de associações da cidade, representantes da empresa Vale, policiais de Catas Altas e o Tenente Weberty Bertolino, de Santa Bárbara.

            Forma discutidas medidas para combater a criminalidade que está assolando a cidade, além de propostas a serem ainda mais discutidas com a comunidade a demais autoridades do município no sentido de combater o aumento de ocorrências policiais na cidade, área rural e nos distritos.  
            A reunião deixou evidente a preocupação dos vereadores e de toda a comunidade ali representada com o problema da violência na cidade, e sinaliza que o empenho demonstrado no enfrentamento do problema já é um grande passo em direção á solução do mesmo. 

Vereador Fernando Guimarães, autor da iniciativa da reunião.

Turismo em Catas Altas

Imagens da praça central de Catas Altas
A cidade de Catas Altas é uma  das mais importantes referencias em turismo da região. Com um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do estado de Minas Gerais e até do Brasil, a cidade, localizada a 130 km de Belo Horizonte atrai turistas do mundo inteiro. Ainda oferece aos vistantes ótimas opções de turismo de aventura, belas paisagens rurais, inúmeras cachoeiras, além de ser um dos dois municípios que abriga a Serra do Caraça. 
Igreja Matriz de Catas Altas, localizada na praça central.




quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Noticias/mundo

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016 - 14h37 Atualizado em quinta-feira, 21 de janeiro de 2016 - 14h38
Papa permite que mulheres participem de lava-pés
Rito lembra gesto feito por Jesus na noite da Última Ceia com seus apóstolos

O papa Francisco ordenou a alteração das regras do tradicional rito litúrgico do lava-pés, realizado durante a missa "Coena Domini" na quinta-feira santa, permitindo que meninas e mulheres também tenham seus pés lavados. 

O rito lembra o gesto feito por Jesus na noite da Última Ceia com seus apóstolos e, até este ano, deveriam ser escolhidos apenas homens ou meninos para terem seus pés lavados pelo Pontífice.

Segundo Jorge Mario Bergoglio, "os pastores da Igreja podem escolher os participantes do rito entre todos os membros do Povo de Deus", ou seja, também pessoas do sexo feminino. 

No ano passado, o papa Francisco já havia quebrado o protocolo, lavando o pé de seis detentas, além de seis detentos, entre eles um brasileiro. Uma das mulheres estava com um bebê no colo, que também teve seus pés lavados, cena que comoveu as pessoas presentes no local.

Até então, o rito havia sido realizado por seus antecessores apenas com homens.



Momentos de sabedoria para bem viver- Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota é um romance de Richard Bach, publicado em 1970, originalmente nos Estados Unidos com o título de "Jonathan Livingston Seagull — a story". Lançado neste mesmo ano no Brasil como "A História de Fernão Capelo Gaivota" pela editora Nórdica.

Sinopse- O livro é uma alegoria sobre a importância de se buscar propósitos mais nobres para a vida. O autor usa uma gaivota como personagem principal. Um pássaro que, diferente dos outros de sua espécie, não se preocupa apenas em conseguir comida. Este está preocupado com a beleza de seu próprio voo, em aperfeiçoar sua técnica e executar o mais belo dos voos. Uma metáfora sobre acreditar nos próprios sonhos e buscar o que se quer, mesmo quando tudo parece conspirar contra isso.


Fernão Capelo Gaivota narrado

Noticia do dia/Presidente e diretor de operações da Samarco se afastam das funções


20/01/2016 18h31 - Atualizado em 20/01/2016 19h39
Presidente e diretor de operações da Samarco se afastam das funções
Ricardo Vescovi e Kleber Terra pediram licença temporária.
Os dois foram afastados para 'se dedicar às suas defesas'.
            O Conselho de Administração da Mineradora Samarco aceitou nesta quarta-feira (20) os pedidos de afastamento do diretor-presidente, Ricardo Vescovi, e o do diretor de operações, Kleber Terra, de suas funções na companhia. Ambos fazem parte da lista de indiciados pela Polícia Federal por crime ambiental decorrente do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.
            De acordo com nota divulgada pela empresa, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, “os executivos acreditam que o licenciamento temporário é importante para que possam se dedicar às suas defesas.”   
O atual diretor comercial da Samarco, Roberto Lúcio de Carvalho, vai assumir a presidência interinamente. Já a função de diretor de operações será exercida pelo diretor de projetos e ecoeficiência, Maury de Souza Junior.
            No dia 13 de janeiro, a Polícia Federal indiciou a Samarco, a Vale (dona da mineradora), a empresa VogBR, os dois afastados nesta quarta, e outros cinco executivos e técnicos. De acordo com a Polícia Federal, a suspeita é que eles causaram poluição em níveis que “resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”, como previsto no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais.

            Presidente interino

            Roberto Lúcio de Carvalho, 57 anos, é formado em Metalurgia pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e possui mestrado em Tecnologia Mineral pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
De acordo com nota da mineradora, ele entrou na Samarco em setembro de 1985 como engenheiro de processos, e esteve à frente de funções estratégicas das operações na pelotização na unidade de Ubu, no Espírito Santo. Em agosto de 2000, liderou a implementação da área comercial, tornando-se diretor comercial em dezembro de 2001.

            Desastre ambiental

barragem de Fundão se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, destruindo o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e afetando Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além das cidades de Barra Longa e Rio Doce.
Os rejeitos também atingiram mais de 40 cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. O desastre ambiental, considerado o maior e sem precedentes no Brasil, deixou 17 pessoas mortas e duas desaparecidas.tópicos:

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Receita Fácil

Chocolate Quente
Chocolate quente
       

·        
Ingredientes
·         1 litro de leite
·         1 lata de leite condensado
·         1 lata de creme de leite
·         4 colheres bem cheias de chocolate em pó
·         2 colheres de amido de milho
·         1 pitada de canela
·         4 cravos da india
Modo de preparo
Bater no liquidificador o leite, o leite condensado, o chocolate, a canela e o amido de milho. Levar ao fogo em temperatura média e acrescente o cravo da índia, deixe no fogo até o líquido ferver e engrossar um pouco. Retire do fogo e acrescente o creme de leite. Servir em xícaras, pode polvilhar com canela ou chocolate em pó. Para um sabor especial pode se colocar chantily sobre a xícara de chocolate.


Risada do dia- Monty Python - Olhe Sempre Pro Lado Bom Da Vida (dublado)

SERRA DO CARAÇA

O parque do Caraça está localizado nos municípios de Santa Barbara e Catas Altas. O santuário foi fundado em 1774 para ser uma casa de hospedagem para peregrinos e visitantes, o Santuário do Caraça pertence à Província Brasileira da Congregação da Missão. É uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, com mais de 12 mil hectares de área de transição entre Mata Atlântica e Cerrado, cachoeiras, ribeirões, córregos e  lagoas.
           
No Centro de Visitantes, monitores orientam sobre os passeios na reserva natural. Para distâncias acima de seis quilômetros, como o Campo de Fora, o Vale da Bocaina e os picos, é preciso contratar um guia. Há sete picos no Caraça: do Sol, do Inficionado, Canjerana, Verruguinha, Três Irmãos ou Trindade, Conceição e Carapuça. O primeiro, com 2.072 metros, é o mais alto deles. Já o Pico do Inficionado, com 2.068 metros, guarda a Gruta do Centenário, a maior e mais profunda caverna de quartzito do mundo, com 500 metros.
            Entre as trilhas para se percorrer sozinho está a que leva à Prainha, às margens do ribeirão Caraça, de menos de um quilômetro. Outra trilha curta vai até o Banho do Belchior e os Pinheiros, de onde, vista de longe, a silhueta da Serra do Espinhaço forma um grande rosto de perfil — a caraça. A Pedra da Paciência, no meio do caminho para a Cachoeira da Bocaina, também é um excelente ponto para fotos dessa enorme cara. E, para banho, tem ainda a Cascatona, uma sequência de quedas e piscinas naturais com 80 metros de desnível, alcançada após seis quilômetros e cerca de duas horas por trilha de Mata Atlântica, consideravelmente fechada. Vermelhas do ácido húmico, folhas e raízes em decomposição, as águas do Caraça são tão belas quanto frias. No inverno, é difícil aguentar mais de cinco minutos com o corpo submerso.
            O Caraça tem mais de 1.400 espécies de plantas, como carqueja, alecrim, erva-cidreira, angico, cedro, peroba, canela e jacarandá, além de 205 tipos de orquídeas e mais de 132 variedades de abelhas. De aves, são cerca de 339 espécies, sendo 71 endêmicas da Mata Atlântica, quatro do Cerrado e quatro dos topos de montanha do Sudeste do Brasil. Primatas são cinco variedades, incluídas entre 66 de mamíferos.
            A visita do lobo é um ritual que se repete há mais de 30 anos. Em 1982, os padres notaram que animais de grande porte reviravam os tambores de lixo. Eram os guarás. Começaram, toda noite, a colocar uma bandeja de carne e frutas em cada portão do Santuário do Caraça e elas amanheciam remexidas. Subiram com a bandeja para o adro da igreja. O lobo-guará foi atrás. Durante dois anos os guarás foram monitorados por satélite. Descobriu-se que, em todo o parque, existe apenas um casal e os filhotes do ano. Quando os pequenos crescem, há luta entre os machos e entre as fêmeas e os derrotados são expulsos, permanecendo apenas um casal em toda a área do Caraça. Independentemente da comida que os padres oferecem, eles continuam caçando ratos, gambás, coelhos, preás, cobras, sapos e aves como a jacutinga e a saracura.
            Enquanto o guará se alimenta no adro, dentro da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens acontece a missa diária. O Caraça, que já foi colégio e seminário, tem o primeiro templo neogótico erguido no Brasil, construído sem mão de obra escrava e todo com material regional: pedra-sabão retirada de perto da Cascatona, mármore das proximidades de Mariana e Itabirito e quartzito da Gruta do Centenário.
            Os vitrais da igreja, no entanto, vieram da França. Com o brasão do Império abaixo do Menino Jesus, o vitral central foi doado por Dom Pedro II. De Portugal, veio a imagem barroca de Nossa Senhora Mãe dos Homens. A igreja tem ainda órgão com 628 tubos e conserva a Ceia de Mestre Ataíde, pintada em 1828. Repare na figura de Judas, sentado à frente de Cristo, com uma sacola de dinheiro nas mãos, cujo olhar parece seguir os visitantes pelo templo. No altar principal, está o corpo de São Pio Mártir, o primeiro corpo de santo trazido para o Brasil. Um soldado romano, morto por professar a fé cristã, chegou ao Caraça em 1797, como presente do Papa Pio VI.

            Em 1968, um incêndio tomou o Caraça, onde estudaram os presidentes Afonso Pena e Artur Bernardes, encerrando as atividades do colégio. Dos 50 mil volumes da biblioteca, salvaram-se 15 mil. Hoje, são 30 mil livros, a maior parte deles franqueada à leitura dos hóspedes da pousada. Há vários exemplares dos séculos XVI, XVII e XVIII. O mais antigo é “Historia naturale”, impresso em Veneza em 1489. O mais pesado, “Palmeiras do Brasil”, do botânico João Barbosa Rodrigues, impresso em 1903 em Bruxelas, em dois volumes, o primeiro com 12,5 quilos e o segundo, com 10,8 quilos. Obras do Padre Antônio Vieira, 200 dicionários e a “Ilíada”, de Homero, em sete idiomas, dividem as prateleiras com coleções de Machado de Assis, Humberto de Campos, Gilberto Freire e Eça de Queiroz. O prédio da biblioteca conta, ainda, com um museu com antigas peças de claustro e uso diário, além das camas do século XIX onde dormiram Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina quando visitaram o Caraça.
De Belo Horizonte-MG para o Caraça (120 Km):
BR 381 sentido Vitória-ES até o trevo para Barão de Cocais – Santa Bárbara – Caraça. Seguir pela MG 436 via Barão de Cocais. Antes da cidade de Santa Bárbara, virar à direita para o Caraça.
De São Paulo-SP para o Caraça (700 Km):
BR 381 até Belo Horizonte-MG, continua sentido Vitória-ES até o trevo da MG 436, para Barão de Cocais – Santa Bárbara – Caraça. Seguir pela MG 436 via Barão de Cocais. Antes da cidade de Santa Bárbara, virar à direita para o Caraça.
Do Rio de Janeiro-RJ para o Caraça (500 Km):
BR 040 até Conselheiro Lafaiete-MG. Seguir para Ouro Branco – Ouro Preto – Mariana – Catas Altas. Seguir sentido Santa Bárbara – Caraça.
De Vitória-ES para o Caraça (500 Km):
BR 262 até João Monlevade-MG. Seguir pela BR 381, sentido Belo Horizonte-MG, até o trevo para Barão de Cocais – Santa Bárbara – Caraça. Seguir pela MG 436 via Barão de Cocais. Antes da cidade de Santa Bárbara, virar à direita para o Caraça.